9 dicas de como manter a mente organizada e produtiva

A promessa de uma sociedade computadorizada era de que todo o trabalho chato e repetitivo seria delegado as máquinas, permitindo que os humanos perseguissem suas metas mais elevadas e gozassem de mais lazer. No entanto, a revolução tecnológica nos trouxe a era da informação, em que seu grande fluxo nos tornou multitarefas e o grande segredo a buscar é como manter a mente organizada em meio a tantas decisões.

Falta de produtividade e de motivação pode ser consequência de um cérebro sobrecarregado. Sobrecarga de decisões, muitas opções a ignorar e optar tem um custo energético. Se organizarmos nossas vidas e mente segundo a nova neurociência da memória e da atenção, seremos capazes de lidar com o mundo e ter mais liberdade e foco no presente. Por isso segue abaixo algumas dicas de como manter a mente organizada e produtiva:

1. CATEGORIZE:

A categorização reduz o esforço mental e simplifica o fluxo de informação. Classificações como as categorias auxiliam na organização, a codificação e na comunicação de um saber complexo. E a linguagem torna essa informação comunicável. Categorize suas contas, seus livros, seus arquivos, seu contatos, suas fotos… Categorize por classificação taxonômica (aspecto), funcionalidade, datas, ordem alfabética… Outros sistemas para organizar suas tarefas em categorias: Coisas a fazer hoje, coisa a fazer essa semana, coisas que podem esperar, coisas para abandonar. Ou: A fazer, a delegar, adiar, abandonar. Ou: Coisas a fazer em casa, na rua, no computador, na internet. Veja aqui alguns modelos mentais que podem te ajudar na categorização.

2. PRATICIDADE:

Não perca tempo com escolhas triviais que tem muitas opções. Escolha o “bom o bastante” (satisficing). Não perca tempo tentando obter o máximo do que não fará diferença no seu bem estar ou propósito. O segredo da felicidade: ser feliz com o que possui. Deixe a busca por excelência para o que for prioritário.

 

3. PRIORIZE:

Ser multitarefa não é natural e reduz a produtividade porque a atenção é limitada. É preciso focar para ser mais eficaz. O cérebro possui um filtro de atenção, por isso não prestamos atenção em exatamente tudo o que está acontecendo ao redor (mesmo que a gente pense que sim). E possui o comutador de atenção que permite trocar o objeto foco de atenção. Quando exigida demais e com muita frequência, o cérebro gasta mais energia e nos sentimos cansados. Por isso é importante realizar uma tarefa com foco e sem interrupções para manter a mente organizada.

 

4. MEMÓRIA EXTERNA:

Transfira o ônus de organizar do seu cérebro para o mundo exterior. A mente foi feita para criar, não para armazenar. A recuperação da memória é limitada. É mais eficaz que a informação que você precisa esteja em uma pilha física na mesa que entulhada na sua cabeça. Ter um lugar certo para cada coisa também é uma forma de exteriorizar a memória e não ter que lembrar sempre de onde guardou cada objeto. Exemplos: lembretes, lista de compras, calendário mensal de compromissos, gancho paras as chaves, planners, …

5. ANOTE:

Anotar as coisas conserva a energia mental que gastamos com a preocupação de possivelmente esquecê-las e com o esforço de não esquecer. Quando temos algo importante na cabeça, especialmente algo a fazer, ficamos com medo de esquecer, por isso nosso cérebro fica ruminando num “loop de ensaio”. Anotar permite que o loop abra mão dessa necessidade relaxando os circuitos para que possamos nos concentrar em algo diferente. Isso tem tudo a ver com a memória externa acima. Transferir o máximo de informação para o mundo externo mantém a cabeça mais livre.

6. DEVANEIE:

Há dois estados de atenção do cérebro, o devaneio (quando o cérebro descansa) e o executivo central ( quando se concentra para realizar uma tarefa). Quando devaneamos e conversamos sozinhos (incluindo diálogos com respostas), o diálogo interno é gerado pelos centros de planejamento no córtex pré frontal e as respostas são dadas por outras áreas do cérebro que possuem a informação. As redes distintas no cérebro podem abrigar pensamentos diferentes. Como o ID e o ego. Aliás, é no modo devaneio que o cérebro transforma o que você aprendeu em conhecimento. Se desconectar e pensar sozinho é se conhecer melhor e organizar informações. Um bom hábito para fazer isso é através do Morning Pages.

Foto: Pablo Magalhães

7. ATENÇÃO PLENA:

Perdemos muitas coisas. O remédio é treinar a atenção e esvaziar a mente. Treinar o foco em viver o presente e prestar atenção no que está fazendo. Aprecie a serendipidade.

8. DESTRALHE E CONSUMA MENOS:

O acúmulo de pertences inúteis e a desorganização pode aumentar o nível de cortisol. O hormônio do estresse pode levar a diminuição crônica da capacidade  cognitiva, fadiga e supressão do sistema imunológico. Por isso, estar num ambiente funcional, limpo e organizado faz bem a mente e ao corpo. Faz bem a vida. Nesse post do blog falamos dos 5 sensos que te ajudam a manter o ambiente organizado.

9. VERIFIQUE:

O problema de informação do século XXI é um problema de seleção. Quando tudo está disponível, o que escolher? Como decidir? São milhões de opiniões. Temos agora menos certeza do que sabemos e do que não sabemos. O importante não é a informação em si, mas o que fazer com ela. Mais do que em qualquer outra época da história é crucial que cada um de nós assuma a responsabilidade de verificar a informação que encontra, testando-a e avaliando-a.  Essa é a habilidade de que precisamos ensinar à próxima geração de cidadãos do mundo, a capacidade de pensar com clareza, de modo completo, crítico e criativo.

 

Veja aqui livros que indicamos e que potencializam o conhecimento para a implementação dessas dicas do texto.


Texto criado pelo Wish Planner com referências do livro A mente organizada de Daniel J. Levitin.

 

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